Superstições mais populares em loterias e outros jogos
Aqueles que jogam regularmente na loteria ou em outros jogos de azar frequentemente acreditam em superstições relacionadas a números da sorte, cores, certos amuletos e até mesmo animais. Superstições são crenças sem base racional e consistem em pensar que certos eventos trazem boa ou má sorte. Você pode saber de onde vêm algumas superstições ou como surgiram, mas não é possível atribuir um significado racional a elas. Cada jogador tem suas próprias superstições, e isso não significa que elas sempre condizem com a realidade.
Independentemente de você se considerar supersticioso ou não, para ter alguma chance de ganhar na loteria é preciso jogar – e isso se tornou muito mais fácil com a possibilidade de fazer seus jogos online. Vale destacar que a partir do seu computador, seja você um gamer ávido em frente ao melhor monitor 144Hz, um profissional dedicado com uma planilha aberta ou apenas alguém que busca praticidade em tarefas cotidianas, é fácil navegar na Web em uma pausa rápida: basta acessar o seu site de loteria preferido, escolher suas modalidades favoritas e registrar seus palpites.
Abaixo você pode revisar as superstições mais populares relacionadas à loteria e outros jogos de azar. Se você joga regularmente, certamente encontrará a sua.
Ao longo da história, a humanidade buscou padrões de sorte, e a loteria não é exceção. O desejo de controlar um evento completamente aleatório leva muitas pessoas a se apegarem a crenças que, embora não tenham base científica, proporcionam segurança emocional. Da compra de bilhetes em locais específicos e números relacionados a eventos importantes a amuletos e rituais, essas práticas estão profundamente enraizadas na cultura do jogo.
Números da sorte
Os jogadores de loteria têm seus próprios rituais e crenças ao escolher seus números da sorte. O número 13 é um dos mais controversos na cultura popular e na numerologia, pois geralmente é associado à má sorte. No entanto, ele tem muitos significados em diferentes culturas. Alguns acreditam que o número 13 tem um significado negativo e está associado ao infortúnio, e é por isso que deve ser evitado. Outros, no entanto, acreditam que ele traz muita sorte. Grande parte dos franceses, por exemplo, acredita que o 13 é um número da sorte. Até a Loteria Francesa realiza um sorteio especial toda sexta-feira 13. Na China, o treze é considerado um número da sorte, pois sua pronúncia remete a uma palavra que significa prosperidade ou crescimento garantido.
O número 7, em muitas culturas ao redor do mundo, é considerado um número da sorte e tem uma longa história de associações positivas. Há sete dias na semana, sete cores no arco-íris, sete continentes, sete maravilhas do mundo e sete pecados capitais. Cientistas e matemáticos também acreditam que existem algumas propriedades interessantes sobre este número que o tornam especialmente atraente. Embora o número 7 não tenha aparecido nos resultados dos maiores prêmios de loteria, ele tem sido usado como símbolo de fortuna, autoridade e riqueza entre os apostadores de loteria em todo o mundo, tornando-se um dos números da sorte favoritos.
O número 8, por sua vez, sempre foi considerado um número mágico na cultura chinesa, simbolizando boa sorte e fortuna – e é também o número favorito em seus bilhetes de loteria. Isso ocorre porque, além de esconder o símbolo do infinito em sua silhueta, em mandarim, a semelhança fonética do número 8 soa semelhante à palavra prosperidade ou riqueza. Essa pronúncia torna o número 8 altamente desejável e associado a boa sorte, especialmente no contexto de negócios e finanças.
Para alguns apostadores, a superstição de manter os mesmos números na loteria é essencial. Muitos costumam usar aniversários de entes queridos ou datas comemorativas, pois são dias especiais na vida de qualquer pessoa e simbolizam boa sorte e felicidade. Outros, no entanto, preferem escolher seus números com base em hábitos diferentes. Jogar os números de um biscoito da sorte; olhar para o relógio e apostar na hora atual; apostar nos números das camisas de seus atletas favoritos; tentar a placa do carro, verificar os números quentes e frios das suas loterias preferidas, e assim por diante, são algumas tentativas consideradas de sorte.
Amuletos mais usados pelos supersticiosos
Outra das superstições populares é a crença de que certos amuletos trazem sorte. Neste cenário, o trevo de quatro folhas é o amuleto da sorte por excelência, pois existe um trevo de quatro folhas para cada 10.000 trevos normais. Ele garante uma vida cheia de felicidade e fortuna. Tanto que se você observar o símbolo de muitas loterias, inclusive a brasileira Loterias Caixa, o trevo se destaca no logo.
A crença de que a ferradura traz boa sorte e proteção remonta à civilização grega. Os romanos atribuíram poderes celestiais a ela devido ao seu formato crescente. Os coelhos, por sua vez, eram considerados pelos celtas como seres mágicos que traziam boa sorte. Essa crença sobrevive até hoje, pois os supersticiosos afirmam que amuletos como o pé de coelho ajudam a ganhar em jogos de azar. No entanto, devem ser colocados do lado esquerdo.
A joaninha também é um amuleto clássico de boa sorte em todo o mundo. Diz-se que uma joaninha com sete manchinhas negras traz especialmente boa sorte. Essa crença é mais comum no Ocidente e se deve ao fato do 7 ser um número mágico.
Com base em outras crenças e energias, há uma série de outras superstições que os jogadores costumam considerar antes ou depois de escolher suas dezenas. A cor vermelha, por exemplo, é um símbolo de prosperidade, felicidade e sucesso na China e, portanto, também é considerada um símbolo de boa sorte. Assim como o preto. É por isso que, em muitos países, ver um gato preto é considerado um símbolo de boa sorte.
Seguir rituais e superstições realmente funciona?
De uma perspectiva matemática, as superstições não afetam as chances de ganhar na loteria. Os sorteios são completamente aleatórios e não importa quantas vezes você joga o mesmo número ou onde compra o bilhete. No entanto, as superstições podem influenciar o bem-estar emocional de um apostador. Sentir-se positivo e confiante ao comprar um bilhete pode tornar a experiência mais agradável. E, em sua essência, jogar na loteria é, acima de tudo, uma questão de emoção e entretenimento. Lembre-se de que, além de ganhar ou perder, o importante é aproveitar o processo e, acima de tudo, jogar com responsabilidade.