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Dentro da mente de um campeão de e-sports: o que é preciso para ter sucesso

Desde o surgimento dos primeiros videogames nos anos 1970, torneios amadores foram criados em torno de jogos mais simples e sem grandes funcionalidades. Graças aos avanços tecnológicos, novos jogos mais complexos apareceram e conquistaram o público gamer. 

Gráficos de alta qualidade, diferentes opções de dispositivos eletrônicos e o maior acesso aos jogos virtuais gerado pela internet fizeram da atividade um fenômeno no mundo inteiro. Ao longo das décadas jogar foi deixando de ser uma prática apenas casual de entretenimento entre alguns amigos ou sozinho para se tornar parte de um mercado profissional e multimilionário. 

Os e-sports vêm crescendo cada vez mais e se tornaram uma forma de renda não só para profissionais que participam de grandes competições, mas também para os torcedores que podem realizar apostas em sites como www.22esport.gg. Essa evolução dos jogos levou a uma indústria próspera, na qual os eSports se estabeleceram como uma verdadeira modalidade profissional, oferecendo oportunidades financeiras tanto para os jogadores competindo em torneios de alto nível quanto para os fãs entusiasmados

O sucesso dos gamers

Nomes como Oleksandr “s1mple” Kostyliev (Counter-Strike: Global Offensive), Lee “Faker” Sang-hyeok (League of Legends) e Johan “N0tail” Sundstein (Dota 2) são alguns de grande destaque nos e-sports nos últimos anos. Assim como nos esportes tradicionais, são diversos os fatores que levam os atletas a serem considerados bons naquilo que fazem, desde o desempenho, talentos e conquistas.

A paixão pelo jogo é essencial, muitas vezes separando um jogador profissional de um amador. Porém essa não é a única qualidade que leva os atletas a tornarem-se especialistas. É necessário ter motivação, dedicação e consistência de treinos para aprimorar habilidades. Ao contrário do futebol, por exemplo, os e-sports não contam com muitos imprevistos na hora da partida como o clima ou uma lesão, permitindo assim que os jogadores possam se preparar e prever melhor as suas estratégias.

Os jogadores aprendem a mecânica de um determinado jogo, suas principais jogadas, personagens e mapas, treinam e depois aplicam seus conhecimentos nas partidas com seus adversários. Além de acompanhar jogos por entretenimento, muitos podem assistir suas próprias partidas para verificar seus erros e acertos, podendo aprender com outro membro da equipe ou até mesmo com algum adversário que se destacou. 

O compromisso é sempre com o crescimento e aprendizado dos que estão competindo. Por esse motivo, a comunicação acaba por ser um fator determinante no sucesso dos praticantes que disputam jogos em equipe. Apesar de muitos não considerarem esta modalidade como uma forma legítima de esporte, os profissionais da área, como outros esportistas, precisam de preparação mental para se adaptarem a diferentes situações que possam surgir nos jogos, lidar com a pressão e superar desafios. Atualmente esses jogadores contam com treinadores e até preparadores físicos e psicológicos.

Os investimentos em equipamentos de qualidade também são de extrema importância para que se possa ter uma boa performance nos jogos, existindo já diversos produtos voltados para este público específico como um pc gamer.

Da diversão à profissão

Há poucos anos atrás, o hábito de passar inúmeras horas na frente de uma tela jogando era algo criticado como improdutivo, porém essa realidade vem mudando. Os jogos virtuais, além de serem lazer e entretenimento, podem aprimorar habilidades cognitivas relacionadas a resolução de problemas, concentração e memória, de acordo com estudos recentes que foram publicados no Journal of the American Medical Association (JAMA)

Para muitos a prática deixou de ser apenas um jogo de computador e se tornou uma opção viável de desenvolver uma carreira e ganhar assim o seu sustento. Muitos jogadores dedicados passaram a transmitir suas partidas ao vivo através de plataformas de streaming como a Twitch e o YouTube, onde conseguiram viabilizar o seu conteúdo para milhares ou até milhões de pessoas ao redor do mundo. Dessa forma, são capazes de desenvolver uma comunidade forte de adeptos desses jogos.

Através dessas plataformas tornou-se possível monetizar em cima de diferentes modalidades dos e-sports como Counter-Strike: Global Offensive, League of Legends, Dota 2, PUBG e muitos outros. Grandes eventos surgiram, tal qual acontece com competições esportivas tradicionais, com times especializados em diferentes jogos, torneios de grande escala e uma imensidão de torcedores.

Patrocinadores como Intel, Microsoft, e até mesmo empresas que não são da área da tecnologia como Red Bull, Nike e Adidas trouxeram mais visibilidade e maior investimento para o meio que continua crescendo a cada dia. Alguns dos campeonatos de maior alcance atualmente são League of Legends World Championship, Dota 2 The International, Fortnite World Cup, Counter-Strike: Global Offensive Major Championships, Overwatch League Grand Finals e muitos outros, com alguns sendo sediados no Brasil. 

Por atrair grandes públicos, o mercado traz também benefícios para a economia. Com o avanço desse meio, cada vez mais patrocínios e empregos devem surgir. Em 2022, por exemplo, o público global de e-sports foi estimado em 532 milhões, gerando uma receita de US$ 1,38 bilhão. A tendência é que o mercado siga em alta, sendo previsto por estudos um público de 640,8 milhões de pessoas até 2025.

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